Estratégias de Leitura
Sequencia de atividades Texto: “MEU PRIMEIRO BEIJO” ANTONIO BARRETO
PÚBLICO ALVO: 8° Ano
Objetivo:
Desenvolver as capacidades de leitura, ampliar, mobilizar estratégias para
explorar o texto de varias formas.
Duração: 5 aulas
Meu
Primeiro Beijo
Antonio
Barreto
É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus,
na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal.
Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme.
Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi
assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta
tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
"Você é a glicose do meu metabolismo.
Te amo muito!
Paracelso"
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era
outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive
pena, instinto maternal, coisas de mulher... E também não sei por que: resolvi
dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me
acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara
de desentendida.
Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos,
consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por
minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando
seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de
água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas;
0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e,
tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho.
O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos
e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que
envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos
e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve,
depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.E
de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto ,
juntos, o abismo do primeiro beijo. Desci, cheguei em casa, nos
beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por várias
semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu
do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram... e foi ficando
nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro
amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.Extraído de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430
1-Resgate
do contexto de produção
Apresentar o livro: “Balada do primeiro beijo”, com
algumas imagens.
(Rodim)
(Klimt)
Esclarecimentos
pelo professor quanto a linguagem utilizada pelo autor, estilo, esclarecimentos
sobre o gênero usado que é romance e o foco narrativo.
2.
Ativar os conhecimentos prévios e relatos de experiências
Questões sobre o que acham do titulo? E sobre as imagens
se não são imagens que impressionam? Se ela é sugestiva? Se esta tipo de imagem
esta de acordo com esse público?
Perguntar a eles lembram-se do primeiro beijo e quem os
deu?
3-Levantamento
das hipóteses
Leitura completa do texto
Quem deu o primeiro beijo? A mamãe? Ou a namoradinha (o)?
Esse tema Primeiro Beijo nos remete a muitas imaginações,
sonhos, pensamentos românticos?
4.
Localizar informações e comparações no texto
Na frase: “Que nem meu primeiro beijo. Mas foi
inesquecível”!
Em quem a personagem pensou?
Personagem faz algumas alusões a outras disciplinas, quais?
5 -
Inferências locais e globais
Qual motivo de garota chama-lo de “Cultura Inútil”?
O uso do pronome “Nisso”,esclarecimentos.
“Por que a personagem questiona: tínhamos transposto juntos,
o abismo do primeiro beijo”?
6 -
Relações de Intertextualidade
Questionar os alunos se conhecem outro texto que possa
dialogar com este?
Informa-los dos textos: “Meu Primeiro beijo”de Walcyr
Carrasco, “O primeiro beijo”de Clarice Lispector
7-
Outras linguagens
Apresentar
novamente as imagens, de Rodim “O beijo”,
e o quadro de Klimt.
Apresentar cenas do filme:
A Dama e o Vagabundo.
Filme: My Girl ( Meu primeiro amor)
Filme:“Nunca fui Beijada”,norte americano 99, comedia
romântica dirigida por Raja Gosnell
Poema
“SEM SAÍDA”
E agora, o que faço?
Fujo, tremo, desmaio?
Encaro o meu amor,
Ponto final, reticências ou traço,
Fico ou saio?
(Ulisses Tavares)
Fizemos os comentários desse poema antes da leitura do texto,
para comparamos a situação dentro do ônibus com questões: e agora beijo ou não
estamos pertos na frase: “E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o
corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua
respiração ofegante”.Conduzir os alunos a pensar como reagimos quando estamos
em certas situações que geram muitas emoções.
Depois
da leitura
Parceira com professores de Ciências: com temas o risco trazidos pelo
beijo,saliva.
Historia: Beijo em outras culturas é entendido como?
Arte: apresentar pinturas e esculturas do tema beijo
Língua Portuguesa: trazer outros textos com mesmo tema.
Reescrita do final do texto.
Ficou subentendido que não continuaram juntos ou foi
somente um beijo?
Sandra, a SA ficou muito boa.
ResponderExcluir