terça-feira, 18 de junho de 2013

Situação de aprendizagem elaborada para alunos da 5ª série/6º ano, a partir do texto “Avestruz” do autor Mário Prata.

                                                                                                        Simone Pires


OBJETIVO:  Mobilizar estratégias para explorar, desenvolver e ampliar capacidades de leitura, bem como trabalhar o gênero “crônica narrativa” e suas características.

TEMPO PREVISTO: de 04 a 06 aulas

RECURSOS:
Cópias do texto.
Livros/enciclopédias que possam ser utilizados para pesquisa sobre o avestruz.
Livro didático (para estudo das características do gênero crônica narrativa).
Lousa e giz.

CONTEÚDO: Texto “Avestruz” – Autor: Mário Prata

AVESTRUZ
                                                                                    (Mário Prata)

O filho de uma grande amiga pediu, de presente pelos seus dez anos, uma avestruz. Cismou, fazer o quê? Moram em um apartamento em Higienópolis, São Paulo. E ela me mandou um e-mail dizendo que a culpa era minha. Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em Floripa, que o menino conheceu as avestruzes. Tem uma plantação, digo, criação deles. Aquilo impressionou o garoto.
Culpado, fui até o local saber se eles vendiam filhotes de avestruzes. E se entregavam em domicílio.
E fiquei a observar a ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave. A avestruz foi um erro da natureza, minha amiga. Na hora de criar a avestruz, Deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros. Deve ter criado primeiro o corpo, que se assemelha, em tamanho, a um boi. Sabe quanto pesa uma avestruz? Entre 100 e 160 quilos, fui logo avisando a minha amiga. E a altura pode chegar a quase três metros. 2,7 para ser mais exato.
Mas eu estava falando da sua criação por Deus. Colocou um pescoço que não tem absolutamente nada a ver com o corpo. Não devia mais ter estoque de asas no paraíso, então colocou asas atrofiadas. Talvez até sabiamente para evitar que saíssem voando em bandos por aí assustando as demais aves normais.
Outra coisa que faltou foram dedos para os pés. Colocou apenas dois dedos em cada pé. Sacanagem, Senhor!
Depois olhou para sua obra e não sabia se era uma ave ou um camelo. Tanto é que logo depois, Adão, dando os nomes a tudo que via pela frente, olhou para aquele ser meio abominável e disse: Struthio camelus australis. Que é o nome oficial da coisa. Acho que o struthio deve ser aquele pescoço fino em forma de salsicha.
Pois um animal daquele tamanho deveria botar ovos proporcionais ao seu corpo. Outro erro. É grande, mas nem tanto. E me explicava o criador que elas vivem até os setenta anos e se reproduzem plenamente até os quarenta, entrando depois na menopausa, não têm, portanto, TPM. Uma avestruz com TPM é perigosíssima!
Podem gerar de dez a trinta crias por ano, expliquei ao garoto, filho da minha amiga. Pois ele ficou mais animado ainda, imaginando aquele bando de avestruzes correndo pela sala do apartamento.
 Ele insiste, quer que eu leve uma avestruz para ele de avião, no domingo. Não sabia mais o que fazer.
Foi quando descobri que elas comem o que encontram pela frente, inclusive pedaços de ferro e madeiras. Joguinhos eletrônicos, por exemplo. máquina digital de fotografia, times inteiros de futebol de botão e, principalmente, chuteiras. E, se descuidar, um mouse de vez em quando cai bem.
Parece que convenci o garoto. Me telefonou e disse que troca o avestruz por cinco gaivotas e um urubu.
Pedi para a minha amiga levar o garoto num psicólogo. Afinal, tenho mais o que fazer do que ser gigolô de avestruz.
PRATA, Mário. Avestruz. Disponível em: http://www.marioprataonline.com.br. (In: Caderno do AlunoEnsino Fundamental II – Vol. 2 p. 9-10)

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS
Você sabe o que é um avestruz?
Já viu um?
Onde vive um avestruz?

ANTECIPAÇÃO OU PREDIÇÃO
O que o título sugere?
Do que se trata o texto?

 CHECAGEM DE HIPÓTESES
Devolutivas dos alunos.  (Durante a leitura, realizada pelo professor, haverá interrupções para checagem das hipóteses previamente levantadas pelos alunos e/ou para novas predições.)

LOCALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES
Localizar no texto informações descritivas do avestruz.

COMPARAÇÃO DE INFORMAÇÕES
Você cria algum animal? Já criou? Compare com a situação de criar um avestruz em casa.

GENERALIZAÇÃO
Se um grande amigo lhe pedisse um favor muito estranho ou complicado, como você se sentiria?

PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS LOCAIS
Você sabe o que significa a expressão “asas atrofiadas”?

PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS GLOBAIS
A que a palavra “Floripa” lhe remete? Você já ouviu essa palavra antes?

RECUPERAÇÃO DE CONTEXTO DE PRODUÇÃO DO TEXTO
Você conhece o autor deste texto?
Qual a intenção do autor ao escrever este texto?
Onde circula este gênero textual?

DEFINIÇÃO DE FINALIDADES E METAS DA ATIVIDADE DE LEITURA
Ativação das estratégias de leitura.
Ler para aprender sobre o avestruz.
Ler por prazer (fruência).

PERCEPÇÃO DE RELAÇÕES DE INTERTEXTUALIDADE
 Busca de informações sobre o avestruz em enciclopédias para estabelecer relações com o texto em estudo.

PERCEPÇÃO DE RELAÇÕES DE INTERDISCURSIVIDADE
Fazer relação com texto bíblico (Deus, Adão, paraíso, etc).

PERCEPÇÃO DE OUTRAS LINGUAGENS
Pela ilustração seria adequado que ele tivesse um avestruz em casa?

ELABORAÇÃO DE APRECIAÇÃO ESTÉTICAS E/OU AFETIVAS
O autor gradativamente tenta convencer o garoto sobre a escolha incabível de ter o animal que devora tudo que vê pela frente. O que representam estes objetos? O que você sentiria se um animal comesse as coisas que você gosta?

ELABORAÇÃO DE APRECIAÇÕES RELATIVAS A VALORES ÉTICOS E/OU POLÍTICOS
Em sua opinião a atitude do autor (fazê-lo desistir da ave) foi correta? Quais são as implicações desta atitude para eles?

AVALIAÇÃO:
- Os alunos podem ser avaliados por sua participação durante o levantamento e checagem de hipóteses, pela pesquisa (busca de informações sobre o avestruz) e pela produção escrita (produção de crônica narrativa com base em fatos retirados da realidade dos alunos).
- O professor pode realizar uma autoavaliação refletindo sobre o sucesso ou não das estratégias utilizadas (que intervenções devem ser feitas - as estratégias que devem ser repetidas porque possibilitam ampliar a capacidade de compreensão dos alunos e as que não contribuíram para a aprendizagem, tolhendo os estudantes ou deixando-os dispersos e sem interesse).




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